VI Festival da Cereja
A nossa Terra de Encanto – Montes da Senhora acolheu no fim de semana de 20 e 21 de maio o VI Festival da Cereja, uma organização do município de Proença-a-Nova e da Liga de Amigos dos Montes da Senhora. Para além da venda da rainha da festa – a Cereja directamente do produtor, o Festival foi ainda feito da venda de outros produtos, como compotas, licores, mel, hortícolas, tigelada e artesanato, todos oriundos do concelho de Proença-a-Nova. A VI edição do Festival da Cereja contou com muitos produtos derivados e motivados pela Cereja, com imaginação, tínhamos muitos motivos de demonstração em como a cereja pode ser utilizada como mote, em licores, doces, filhoses, marcadores de livros, íman, pregadeiras, toalhas, saquinhos de cheiro, porta-chaves, entre outros.
Durante os dois dias decorreram diversas iniciativas que são já parte integrante do cartaz do Festival, como a Corrida das Cerejas, que registou mais de 180 atletas de diversos pontos do distrito, o passeio pedestre “Montes de Cereja”, com 110 caminheiros, e a Tarde de Folclore e Música Popular, com a presença de quatro grupos: Grupo de Cantares Tradicionais de S. Miguel de Acha, Rancho Folclórico de Pedrogão Pequeno, Sons da Beira, de Proença-a-Nova, e o grupo anfitrião de Danças e Cantares de Montes da Senhora e também outras iniciativas como uma aula de zumba no primeiro dia e uma aula de ginástica sénior no segundo dia, bem como o desfile de trajes reciclados que abrilhantou o início da noite de sábado.
Tivemos também a animação no sábado à noite dos Humoristas Eduardo Madeira e Manuel Marques que deixou a Todos bem dispostos. O programa continuou pela noite dentro com a actuação de Miguel Agostinho a promover o bailarico entre os presentes no certame.
Segundo as palavras do Sr. Presidente da Câmara, Eng. João Lobo, para o ano, é objectivo do Município associar o limão à temática da cereja.